Resgate de Fauna

Atendemos aves e animais silvestres acidentados ou encontrados para posterior encaminhamento aos órgãos responsáveis (IBAMA) mediante o pagamento de consulta. O serviço é limitado a animais de pequeno porte e de facil transporte. Basta entrar em contato e agendar horário para atendimento. Trazendo o animal o valor é a partir de R$150,00. 

 

Nao somos uma entidade filantropica e por isso nao recebemos pombos, ninhos de filhotes ou qualquer outra situação sem o pagamento da consulta mencionada acima, afinal apesar de amar os animais e querer o seu bem temos custos com isso e muitas vezes o valor da consulta não é o suficiente. Então cada um faz a sua parte.

 

Realizamos ainda o serviço de remoção de animais saudável ou adoentado que por ventura venha adentrar a sua residência ou local de trabalho como: morcegos, micos, cobras, jacares, gaviao, fragatas, etc..  O valor é a partir de R$300,00. O animal sera encaminhado para o IBAMA. Neste tipo de atendimento pela situação emergencial fale diretamente com o Dr. Felipe Bath

 

Com a interdição por diversos orgãos competentes de um Zoologico no estado do RJ passamos a atender ainda animais que sofreram acidente por derivados de hidrocarboneto das empresas petroliferas parceiras. O atendimento ocorre em parceria com a empresa especializada GEAC. Hoje temos contrato de prontidao com diversas empresas do ramo. Uma parceria de sucesso com a GEAC. Atendimento ocorre de acordo com o CONAMA 398 Artigo 5º Anexo I Item 3.5.13 - Despetrolização de Fauna contaminada


A maior novidade dessa nova resolução é que, além de portos organizados, terminais, dutos, plataformas e instalações de apoio, ela atingirá também sondas e terminais terrestres, refinarias, estaleiros, marinas, clubes náuticos e instalações similares. A resolução também exige apresentação de cenários acidentais envolvendo navios quando esses se originam ou se destinam às instalações, ou estejam realizando manobras de atracação, desatracação ou docagem na bacia de evolução das instalações.

E aí mora o problema, já perdi o numero de PEI que elaborei e agora com esta revisão, tenho enfrentado inúmeros pedidos de revisões de PEI antigos, acreditava ter visto de tudo em trabalhos mal elaborados ou o que melhor quase tudo, muitas empresas acreditam possuir um PEI bem elaborado e na verdade estão totalmente equivocadas, pois alem de não possuírem os cenários acidentais estabelecidos, não contemplam os mínimos requisitos em procedimentos que a resolução exige se tornando um documento totalmente obsoleto.

Tem se que ter muito cuidado com o profissional que é contratado para elaborar tal documento. Acontecer um vazamento de óleo sob sua responsabilidade é ruim e sem um PEI bem elaborado pior ainda ,as conseqüências são grandes. É bom ficar atento a quem presta este tipo de serviço.

Em relação às mudanças referentes à gestão, a norma estabelece a figura do Plano de Emergência Simplificado para marinas, clubes náuticos e outros empreendimentos de menos porte e impacto e abre a possibilidade de elaboração de Planos de Emergência Compartilhados para instalações portuárias de um mesmo empreendedor, situadas dentro da mesma área geográfica.

Sem sombra de duvida uma das maiores inovações desta resolução é em determinar a que todos os empreendimentos tenham algum recurso próprio, ou melhor: equipamentos e treinamento do pessoal para o atendimento a incidentes de poluição por óleo, mas não determina nenhum valor ou percentual, podendo aumentar a participação de serviços terceirizados. Também não estabelece quantidades limites para o uso de dispersantes, mas observa que seu uso deve ser compatível com o tipo e a quantidade de óleo e seguir a legislação ambiental vigente (resolução Conama 269/00).

Quanto aos prazos de adequação às novas modificações da resolução, fica estabelecido o prazo de até um ano, após a data de entrada em vigor da resolução. Lembrando que ela esta em vigor desde 2001, ou seja, melhor preparar o seu PEI o mais rápido possível atendendo as novas exigências.

 
 

 

 

   

          Nas fotos Resgate e Captura de Sagui (Mico) dentro de uma embarcação na Ilha da Conceição.

                                          

                                                  Trailler para resgate, salvamento e captura.