Muda de Bico e Penas

27/03/2011 10:27

Olá Amigos!

Hoje abordaremos um assunto que corresponde a inúmeras dúvidas no atendimento de calopsitas na clínica que é a muda de pena. A calopsita assim como todo psitacídeo realiza muda de penas quase que ao longo do ano inteiro; então achar no fundo da gaiola uma pena ou outra é absolutamente normal. Logicamente esta muda é mais intensa após o período reprodutivo, ou seja, no final de abril ou início de maio. A calopsita filhote realiza uma muda de penas no período compreendido entre 4 e 6 meses de vida e essa muda damos o nome de muda de ninho. Essa ave realizará novamente outra muda quando completar aproximadamente 1 ano de vida e a partir daí a muda de penas passa a ser anual sempre após o período reprodutivo.

O bico também passa por uma renovação natural e fica descascando ou com o aspecto rachado. Esse é um processo de maior sensibilidade nesse bico onde a alimentação deve ser tenra e verduras verdes escuras (couve, chicória, almeirão) são bem vindos na dieta assim como milho e pepino.

Quando a ave está nesse período de muda seja de penas ou de bico é uma fase de sensibilidade da ave e é neste momento que uma consulta de rotina com o seu médico veterinário especializado deve ser realizada, juntamente com um exame parasitológico de fezes. Neste período além do reforço na dieta as aves devem ter uma maior percentual de proteína na dieta para que estas penas e/ou bico se renovem mais rapidamente e com qualidade. Isso é alcançado se fornecendo farinhada de ovo a elas, ou ainda outra fonte de proteína como o próprio ovo cozido ou ainda um pedacinho de queijo minas 2x por semana, isso se a ave aceitar e ingerir logicamente, caso contrario fique apenas na farinhada, que de preferência deve ser industrializada. Em relação a farinhada de ovo a empresa Vitaves lançou recentemente uma farinhada especifica para calopsita e agapornis.

E aí a essa altura da coluna você vai me perguntar assim: Dr, minha calopsita se coça muita e solta uma ´´caspinha``. O que é isso? Essa caspinha na verdade é a bainha queratinizada que recobre as penas novas e a ave remove naturalmente com o bico. Isso é normal durante a muda. O diagnóstico diferencial sempre deve ser feito com piolhos e sarnas. Aproveitando a coluna ainda, muitas calopsitas quando novas possuem uma carequinha na cabeça; as penas desse local da cabeça são mais tardias no seu crescimento e deve haver a total cobertura do local por volta de 8 meses de idade após a muda ninho, ok.

Despeço-me por aqui. Desejo a todos sucesso com suas calopsitas e atenção redobrada durante a muda! Um grande abraço!