Criando e Alimentando Sua Iguana

27/03/2011 09:29

Esta espécie (Iguana iguana) é uma das mais belas representantes da família Iguanídae. Originária da América Central e norte do Brasil, habita as árvores das florestas tropicais, próximas aos rios. Pode medir mais de 2 metros de comprimento com a cauda, que corresponde a 2/3 do comprimento total do corpo. Possui coloração verde intensa quando jovem e a medida que se desenvolve vão surgindo bandas escuras ao longo do corpo e da cauda. As Iguanas são mantidas em terrário tropical úmido, que procura imitar as condições das florestas tropicais, com umidade e temperatura elevadas. Devido ao porte do animal as dimensões do terrário precisam ser grandes, inclusive com altura significativa para instalação de troncos onde ele possa subir.
O terrário deve também conter vegetação que, além de decorar, proporciona abrigo e ajuda na manutenção da umidade do ar. A temperatura deve ser mantida entre 25 e 30 ºC. Para tanto pode-se usar lâmpada incandescente comum ou com radiação infra-vermelho ou ainda pedras artificiais com aquecimento, especiais para répteis. A umidade deve ser mantida sempre alta, em torno de 70 a 80 %. Isto é conseguido borrifando-se água diariamente no terrário ou com a manutenção de um pote com água para evaporação. Os animais terão melhor desenvolvimento com acesso a radiação ultra-violeta, através de lâmpadas especiais ou de rápidos banhos de sol.
Quando filhotes costumam alimentar-se de insetos, lesmas, vermes, minhocas, tatuzinhos, grilos e baratinhas passando a vegetarianos quando adultos. Comem frutas como banana, maçã, melão, caqui, uva, pêra, melancia, kiwi e mamão e ainda verduras e legumes, como: tomate, cenoura, couve, abobrinha, beterraba, chuchu, batata doce, abóbora, rabanete, vagem, agrião, rúcula, repolho, almeirão, escarola, folha de beterraba, couve flor, brócolis, pimentão e alface. Apreciam muito pétalas de flores como Hibiscus e rosas. Estarão bem alimentadas caso seja oferecido a elas a ração balanceada Alcon ReptoLife ou ZooMed (importada), previamente umedecida. O cuidadoso balanceamento desta ração supre as necessidades nutricionais dos répteis sem o risco de não se conseguir o adequado balanço de nutrientes com o uso de alimentos naturais. A garantia do adequado suprimento de vitaminas é conseguido com Labcon Reptovit, um polivitamínico específico para répteis que é adicionado aos alimentos. A alimentação é oferecida 1x ao dia pela manha. Duas vezes na semana oferecer pedacinhos de frango ou ovos cozidos, queijo branco light (cotage ou ricota)

Faça exames de fezes regularmente, pelo menos 2x ao ano. E em qualquer sinal de anormalidade consulte sempre um veterinário especializado.